Insights

Integração de sistemas: saiba o que é e como funciona

Com a transformação digital cada vez mais presente em todos os processos nas empresas e o uso de diferentes sistemas nos departamentos, a integração de sistemas se torna uma ferramenta fundamental para os negócios.

Essas tecnologias permitem uma interação entre equipes e diferentes áreas, entre outros benefícios. Para entender no que exatamente consiste a integração de sistemas e como ela funciona, além das principais vantagens, preparamos esse conteúdo para você.

Boa leitura!

O que é a integração de sistemas?

integração de sistemas funciona como uma conexão criada entre dois ou mais softwares ou plataformas distintas que realizam diferentes atividades dentro de um negócio, permitindo a troca de dados ou o seu funcionamento em conjunto, aliado a automatizações.

Com isso, é possível realizar interações que agilizam processos internos e pode englobar diferentes tipos de operações, seja na arquitetura de dados próprios para as variedades de tipos de empresas e várias tecnologias, com características que variam a cada situação.

As empresas utilizam integração de sistemas em diferentes escopos, seja na área financeira, de vendas, produção, atendimento a clientes, compras com fornecedores, marketing, logística e muitos outros.

Essas trocas de informação, como comentamos, pode ser com foco em atualização de dados ou até mesmo para realizar processos mais facilmente de forma unificada, sem ter que entrar em vários sistemas diferentes para consultar informações ou realizar ações.

Existem até mesmo soluções que integram vários sistemas em uma plataforma para centralizar as operações.

Como funciona a integração de sistemas

Comentamos que existem diferentes tecnologias e formatos de integração de sistemas possíveis de serem feitas dentro dos negócios, variando conforme suas necessidades.

Abaixo listamos os principais tipos:

Troca e atualização de dados

Nesse modelo, o Sistema 1 e um Sistema 2 podem compartilhar dados entre eles, permitindo que troquem informações com mais facilidade e eficiência. Isso é relevante porque negócios podem, por exemplo, acompanhar dados de vendas ou informações sobre pedidos de consumidores.

Além da praticidade nesse sentido, é útil na identificação de problemas, o que facilita a identificação de erros e o processo de corrigi-los com mais agilidade.

Integração para estabelecer variáveis globais

Nesse modelo, quando um negócio utiliza sistemas em diferentes ambientes, dois ou mais deles podem ser integrados de forma que se estabeleçam certas variáveis globais que todos utilizam igualmente.

Com isso, é possível realizar alterações em um dos sistemas, de maneira que elas sejam aplicadas automaticamente nos outros, garantindo uma comunicação e interação com mais eficiência, reduzindo o tempo de trabalho ao replicá-las isoladamente em cada um.

Autenticação Única ou Single Sign On (SSO)

Com “autenticação única”, ou Single Sign On (SSO), uma empresa pode autenticar o acesso de um colaborador no Sistema 1 e estar automaticamente logado no Sistema 2, ou ao contrário.

Se, por exemplo, você possui uma conta em seu sistema de vendas e quer mais agilidade para realizar consultas de estoque, por exemplo, pode realizar um “único login” para permitir uma integração entre eles, facilitando consultas sem ter que realizar uma nova autenticação.

Application Programming Interface (API)

Com uma API, ou Interface de Programação de Aplicação, se desenvolve uma integração entre sistemas através da criação de um recurso adicional que realiza uma ponte entre eles.

Esse tipo de solução é moderna e muito usada por empresas que desejam transmitir dados ou executar processos em sistemas totalmente diferentes, mas que possibilitam essa integração paralela para interagirem entre si.

Uma vantagem é a segurança, usando tecnologia de criptografia para garantir consistência de dados e prevenção contra vazamentos de informações ou outros problemas relacionados à internet e ao digital.

Principais vantagens da integração de sistemas

Como falamos no começo desse artigo, a integração de sistemas melhora a performance das operações da empresa, fornecendo mais agilidade e otimização de forma global em todos os departamentos beneficiados.

Com essa otimização, os processos se tornam mais eficientes. Assim, um departamento é capaz de saber especificamente como, quando e onde fazer determinada tarefa.

Ainda, possibilita reduzir custos com a criação de fluxos de trabalho automatizados, diminuir possíveis gargalos, a necessidade de contratações e evitando perdas financeiras. Processos ficam mais simples e mais ágeis, fornecendo eficiência operacional.

melhoria no desempenho também pode ser observada, já que as tarefas são feitas com mais precisão através de uma comunicação integrada, permitindo que indicadores mensurem o desempenho.

resolução de erros também é outro benefício de integrar sistemas, já que com essa comunicação em tempo real, é possível realizar um planejamento mais apurado sobre passos a serem executados dentro de tarefas, evitando até mesmo que sejam duplicadas ou executadas mais de uma vez.

Também facilita o escaneamento de erros. Com mais agilidade, falhas e outros problemas podem ser corrigidos antes de virarem problemas maiores.

Quando falamos de empresas que lidam com produtos, é possível realizar um controle de estoque apurado, aliando isso as vendas realizadas.

A integração do departamento logístico, com o de vendas e o de suprimentos, por exemplo, permite enxergar mercadoria sem giro, escassez de itens e quais estão em falta. Com um trabalho ocorrendo em paralelo pelas diferentes, áreas, todas as demandas são atendidas com mais eficiência.

Empresas desse setor sabem como o estoque se relaciona com a saúde financeira e o impacto que pode causar no fluxo de caixa, gerando perdas e outros problemas. Assim, estratégias podem ser traçadas de forma integrada entre diferentes departamentos para solucionar essas questões.

A última vantagem que vamos citar aqui é a integração entre diferentes áreas da empresa, melhorando a comunicação e a colaboração para atingir objetivos e alcançar metas.

O alinhamento estratégico é fundamental para alcançar o sucesso em uma Era onde a maioria dos fluxos de trabalho nas empresas é feito de forma digital.

Para garantir as melhores soluções de integração de seus sistemas, sejam eles de Supply Chain, Open Finance, E-commerce, Logística, ERPs, SaaS, CRMs e qualquer outro ecossistema, seja ele legado ou não, conheça a HitCode.

Somos especializados em integrações de sistemas e desenvolvimento de APIs, além de construir sistemas para facilitar a transformação digital das empresas.

Visite nosso site  e conheça todos os detalhes dos serviços, ou fale com nossos consultores para tirar todas suas dúvidas!

Quer saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa?

hitcode

Me siga:

Assine nossa newsletter

Não perca nenhum conteúdo de nossos insights e faça sua empresa crescer!