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Entenda os desafios da gestão de produtos digitais

A gestão digital de produtos é um campo complexo e em constante evolução, com seu próprio conjunto de desafios. Ele requer uma combinação única de habilidades técnicas, criativas e estratégicas para ser bem-sucedido.

A navegação pelos desafios do gerenciamento digital de produtos pode ser uma tarefa assustadora. Este texto fornece dicas valiosas sobre como enfrentar os desafios mais comuns do setor.

Com as estratégias e conhecimentos corretos, você pode aproveitar ao máximo as oportunidades que surgem em seu caminho e criar um impacto no mundo digital.

O que é gerenciamento digital de produtos?

O gerenciamento de produtos digitais é o processo de gerenciamento da criação e da evolução contínua dos produtos digitais. É a interseção do gerenciamento, projeto e engenharia de produtos.

Os gerentes de produtos digitais trabalham em uma grande variedade de itens e serviços que existem principalmente no espaço digital.

São responsáveis por supervisionar todo o ciclo de vida desses produtos, desde a concepção até o lançamento. Isto inclui definir o produto, compreender o cliente, criar um roteiro do item e comunicar o progresso do produto às partes interessadas.

Assim sendo, eles ajudam a definir a visão estratégica para o produto, definem seu propósito e a experiência do usuário, e impulsionam seu desenvolvimento.

Como as empresas continuam a digitalizar e as expectativas dos consumidores em relação a experiências sem interrupção e de alta qualidade aumentam, a necessidade de gerentes de produto com vasto conhecimento só continuará a crescer.

 

Desafios do gerenciamento de produtos digitais

Quando pensamos nos melhores empregos do mundo, a gestão de produtos muitas vezes surge na conversa. E por uma boa razão. Tornar-se um gerente de produto oferece flexibilidade, variedade e a oportunidade de causar um impacto real.

Mas, assim como toda grande oportunidade, surgem os principais desafios, e o gerenciamento de produto também tem sua parte de problemas a serem superados. Os desafios mais comuns desse setor incluem:

Gerenciamento de múltiplas partes interessadas

Os gerentes de produto trabalham com uma variedade de pessoas, cada uma com suas próprias exigências e desejos únicos. Isto pode tornar um desafio manter o controle das necessidades de todos e garantir que elas sejam atendidas.

Encontrar a adequação do produto ao mercado

Encontrar a adequação adequada do produto ao mercado é a chave para o sucesso a longo prazo. Infelizmente, não há nenhuma estratégia pré-definida para ajudá-lo a descobrir a adequação ao mercado de seus produtos.

Identificação de valores essenciais

Todo produto tem valores essenciais que orientam seu desenvolvimento. Os gerentes de produtos digitais devem primeiro identificar seus próprios valores antes de compartilhá-los com sua equipe e partes interessadas.

Gerenciamento de prioridades

O gerenciamento de produtos digitais é um campo complexo que requer uma grande variedade de habilidades e pontos fortes. O equilíbrio destas prioridades pode ser difícil, especialmente para novos gerentes de produto.

Criar um produto sustentável

Os gerentes de produto são encarregados de criar um item sustentável. Infelizmente, isto muitas vezes significa tomar decisões difíceis que poderiam ser impopulares para os clientes.

Construindo um processo ágil

À medida que a tecnologia muda e evolui, o mesmo acontece com a forma como criamos produtos. Um número crescente de empresas tem adotado metodologias ágeis, uma abordagem flexível e interativa ao gerenciamento de produtos que prioriza a velocidade e o feedback frequente.

Desse modo, os gerentes de produtos ágeis utilizam um conjunto de ferramentas e técnicas para se manterem organizados, focados e no caminho certo. Embora cada processo ágil possa variar, há algumas coisas que todas as equipes devem fazer:

Mantenha-se organizado

Os gerentes devem utilizar ferramentas digitais de gerenciamento. Elas são indicadas para organizar os membros da equipe, rastrear marcos importantes e se comunicar entre os departamentos.

Dominar o backlog

O backlog é onde os gerentes de produto acompanham os recursos e requisitos que são priorizados, com base na demanda do cliente e no valor comercial. Enquanto algumas equipes ágeis optam por escrever seu backlog em papel, outras são melhores com ferramentas digitais.

Manter comunicação diária

O núcleo de qualquer processo de gerenciamento ágil de produtos é a comunicação. Os gerentes de produto devem se reunir diariamente com seus membros de equipe para discutir o progresso, identificar bloqueios e manter todos alinhados.

Definição dos requisitos do produto

Os gerentes devem, primeiro, definir o conceito do produto. Este conceito é a hipótese que se tem sobre o produto que se deseja construir. Ele inclui duas partes: sua hipótese sobre por que as pessoas vão querer usar esse item e como você planeja resolver seus problemas.

Uma vez que você tenha seu conceito definido, pode definir as exigências do produto. Elas são os fatos conhecidos em relação ao item que será lançado. São questões observadas diretamente ou derivadas de dados.

A melhor maneira de descobrir as exigências do produto é através de pesquisas e entrevistas com seus clientes. Uma vez que você tenha aprendido o que precisa saber sobre o item, pode transformar essas informações em exigências.

Dessa forma, os requisitos são geralmente definidos na forma de histórias de usuários. Estas podem incluir informações sobre quem está usando o produto, quais características são mais importantes, e por que elas são úteis.

Uma vez que estes requisitos se destinam a uso interno, você pode escrevê-los em um tom casual e usar uma linguagem de fácil compreensão.

Gerenciamento do feedback do usuário

O feedback do usuário é uma parte essencial da gestão do produto. Quanto mais souber sobre como seus clientes estão usando um determinado item, melhor você poderá entender suas necessidades e construir algo que eles acharão valioso.

Embora você possa começar com entrevistas e pesquisas com clientes, rapidamente descobrirá que precisa de mais métodos para coletar feedback. É possível usar uma série de ferramentas para ajudá-lo a coletar feedback dos usuários.

Ferramentas de feedback

As ferramentas de feedback permitem criar pesquisas, enquetes e questionários que reúnem informações de seus clientes. Você pode usar essas pesquisas ou criar um website separado onde os usuários podem fazer o login e deixar seu próprio feedback.

Assistentes de voz

Muitos assistentes de voz populares oferecem a possibilidade de receber feedback dos usuários. Você pode usar estas ferramentas para fazer perguntas abertas ou obter sugestões de melhorias.

Chatbots

Os Chatbots são assistentes virtuais que o ajudam a administrar seu negócio. Você pode programar os chatbots para obter feedback dos clientes e responder às suas perguntas.

Gerenciando o lançamento de um produto

Após meses de trabalho duro, seu produto foi lançado oficialmente. E agora? Os gerentes de produto precisam estar preparados para um lançamento bem-sucedido. Eles devem responder aos problemas dos clientes, lidar com as consultas da imprensa e permanecer engajados com sua comunidade.

Assim sendo, a melhor maneira de se preparar para o lançamento de um produto é criar um plano de ação. Essa criação dependerá das metas de lançamento do item em questão. Confira algumas dicas abaixo:

Programe os postos de mídia social

Comece a se envolver com seu público assim que o lançamento acontecer. Você pode usar as mídias sociais para gerar excitação e responder perguntas comuns.

Crie a mensagem certa

Você tem apenas alguns segundos para captar a atenção de clientes potenciais. Criar a mensagem ideal é fazer com que ela se destaque, ajudando-o a alcançar o público certo e obter sucesso na estratégia de vendas.

Se deseja saber outras informações sobre gerenciamento de produtos digitais, não deixe de visitar nosso site e conferir os conteúdos correspondentes!

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