Veja o poder que a Geolocalização pode dar a sua empresa

Você já parou para pensar os benefícios que a geolocalização pode proporcionar para sua empresa? 

70% da população brasileira utiliza a internet, o que corresponde a 126, 9 milhões de usuário de acordo com matéria realizada pelo G1.

Isso quer dizer que com tantas pessoas conectadas, a geolocalização pode ser uma grande aliada quando o assunto for produtos e serviços. Afinal, as pessoas sempre utilizam apps para andarem no trânsito, encontrar serviços próximos ou até mesmo fazer check-in de viagem. 

Listamos aqui os dispositivos mais escolhidos para a implementação dessas ideias. Veja só:

  • BLE (ou Beacons): a tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE). Através de um pequeno dispositivo, os sinais são emitidos e, a partir disso, é possível obter diversas informações importantes principalmente quando o assunto for: temperatura, umidade, etc.

Pode ser uma boa estratégia quando utilizada em pontos de vendas, permitindo uma experiência diferenciada para o cliente, mas para isso será necessário a instalação do aplicativo ou estar com bluetooth ativado. 

Dessa forma, podendo atuar com grande potencial para as indústrias, varejos e áreas hospitalares, com detecção de dispositivos num alcance de 50 metros.

  • Wi-Fi: “Qual É a senha do Wi-Fi?”

A vantagem da utilização desse dispositivo é extensa. Começando pelo serviço oferecido aos seus clientes; eles adoram quando o espaço conta um conforto de economizar o pacote de dados e poder navegar tranquilamente. Além disso, o Wi-Fi pode atuar principalmente uma ferramenta analítica para você. 

É possível compreender o fluxo de visitantes e adaptação de estratégias. O raio de alcance varia entre 100 a 300 metros de distância, porém conta com uma desvantagem o seu alto custo. Por isso, é preciso ficar atento e colocar na balança os objetivos pretendidos para esse desempenho.

 

  • QR CODE: ele é o novo código de barras da tecnologia mais recente. Basicamente qualquer dispositivo faz o reconhecimento do dispositivo QR CODE através das câmeras de smartphones.

 

Para que o QR CODE seja lido, é preciso ter um aplicativo específico para a leitura do mesmo. Normalmente ele pode ser físico através de folhetos, cartões, panfletos e demais materiais, mas também você pode optar parceria ou divulgações onlines. Dessa forma, você pode direcionar o usuário para onde pretende levá-lo, normalmente, para o site da sua marca/empresa.

 

  • GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global): para você se orientar nele é necessário estar ao ar livre. Uma espécie de tecnologia de outdoor. 

 

Pode ser uma opção para soluções integradas que tem como objetivo o monitoramento de ambientes fechados e abertos continuamente como forma de dispositivo inteligente.

A segurança dessa funcionalidade tem sido fator também importante. Entenda os motivos:

Muitas transportadoras utilizam como forma de prevenção o rastreio por GPS para saber a precisão exata de onde o veículo se encontra; assim, podendo tomar qualquer providência caso ocorra algum imprevisto como furto ou roubo. Sem contar que pode levar em consideração a segurança bancária. Isso quer dizer que seu banco pode identificar se realmente é você (titular) que está realizando algum saque ou procedimento ou outra pessoa tentando acessar sua conta.

O compartilhamento de localização simultânea com outro usuário também tem sido uma funcionalidade muito praticada entre os usuários, permitindo que outras pessoas acompanhem sua viagem em tempo real; o mesmo acontece com aplicativos de de entregas de comida como Ifood que compartilha em tempo real o percurso do entregador com o cliente.

Está com dúvidas sobre a implementação da geolocalização para sua empresa? Entre em contato com a HIT e realize uma consultoria totalmente gratuita. Te ajudamos a entender o melhor modelo de implementação para o seu negócio.

 

Posted in Aplicativos, Big Data, Inteligência Artificial, Software Web, Tecnologia, Transformação Digital and tagged , , .

Deixe um comentário