Durante o desenvolvimento de um software, a equipe se mantém atenta à qualidade do mesmo, de modo a entregar um produto melhor que o da sua concorrência.
Mas afinal, como mensurar a qualidade do software na prática?
Erros e falhas fazem parte do processo, desde que as melhorias e atualizações sejam rápidas, eficientes e certeiras.
Nesse sentido, são realizados testes e coleta das métricas que ajudam a compreender o desempenho do sistema. Portanto, é possível basear-se em dados reais e confiáveis para a tomada de decisão.
Com isso em mente, criamos este conteúdo exclusivo para ajudá-lo nesse processo, com dicas e pontos chave que precisam ser observados. Confira!
1. Mensurar a qualidade do software com testes de defeitos
O Total de Defeitos Detectados (TDD) pela equipe de desenvolvimento, ou o Testes de Defeitos Encontrados pelo Cliente (TDC), são fundamentais para compreender a quantidade de falhas práticas que o software possui.
Por exemplo, um botão que não clica, um menu que não aparece ou até mesmo uma funcionalidade que fica bloqueada de acordo com alguns critérios.
Essa é a estratégia mais simples para mensurar a qualidade do software. Porém, é extremamente limitada. Ela possui mais valor quando combinada com outros indicadores.
2. Tempo médio de reparo
É preciso compreender que falhas e erros podem e vão acontecer em qualquer software. Pode ser um erro no código todo ou em apenas uma função.
O que importa, nesse caso, é que esses erros não prejudiquem o desempenho da sua empresa. Assim, quanto menor for o tempo médio de reparo, maior deve ser a qualidade do seu sistema.
Afinal, o suporte técnico está disponível para ajudá-lo quando for necessário.
3. O sistema é responsivo
A responsividade é um aspecto fundamental de qualquer software de qualidade. Isso significa que ele deve ser capaz de operar corretamente em todos os equipamentos em que for instalado.
O seu uso deve ser prático e a experiência do usuário, positiva, sob todas as circunstâncias.
4. Taxa de sucesso na solução de defeitos
Outro dos indicadores mais importantes para medir a qualidade do software na prática é a taxa de sucesso na solução de defeitos.
Uma solução tem sucesso quando resolve todos os problemas causados por um dado defeito, e também corrige o próprio defeito em si, de modo que não volte a ocorrer.
Para qualquer usuário é frustrante usar um software que exibe os mesmos defeitos repetidamente, sem que o suporte técnico seja capaz de solucionar de maneira definitiva.
5. Satisfação do usuário
De todos os critérios, a satisfação do usuário pode ser entendida como o KPI mais importante.
Afinal, é apenas o uso diário de um software que permitirá a avaliação de qualidade do mesmo. De nada adianta rodar com o sistema mais avançado, se a sua equipe acha muito difícil de usar.
Portanto, sempre colete feedbacks para compreender como está sendo o uso do sistema e quais são os pontos de maior dificuldade.
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